Rafael Vicentini
design gráfico, fotografia, identidade visual
Desafio
Desenvolver a identidade visual para um personal trainer que fosse refinada sem ser delicada, mas, sim, pesada e forte.
Nossa solução
O desenho foi desenvolvido com a presença muito próxima do cliente. Para fugir do clichê em logotipos nessa área de atuação (dumbels, anilhas e poses), nos focamos num dos resultados mais desejados por aqueles que procuram um treinador pessoal: a definição dos músculos do abdômen. Nosso primeiro rascunho tinha até um erro sério. Desenhamos quatro músculos, mas o cliente nos informou que o conjunto é de seis.
Para o texto, escolhemos uma tipologia slab serif, a Dispatch, de Cyrus Highsmith. Ela tem curvas pronunciadas, como músculos definidos, e serifas grossas como anilhas empilhadas nos aparelhos de academia.
Já que o desenho representa o abdômen, colocamos o texto do nome no peitoral. É um arranjo incomum, sim, mas funcionou bem. Perto do final do processo, o cliente mudou de ideia a respeito de que sobrenome usar e precisamos fazer alguns ajustes.
Seguindo este pensamento de algo mais refinado, escolhemos imprimir os cartões em uma prensa tipográfica, mas com um papel rústico e pesado, para remeter ao esforço envolvido na atividade profissional do cliente. O resultado trouxe um diferencial raramente visto entre treinadores concorrentes.