Culinarístico

fotografia, identidade visual, web design

Desafio

O culinarístico é nosso projeto de um portal sobre culinária. Mais um pretexto para cozinhar e fotografar do que um site, na verdade. E mais um site de fotografias do que de receitas. Por isso, até seu logotipo precisa de espaço para receber fotos. As fotografias deviam, pelo menos no começo do projeto, ser o seu destaque. Seria o lugar para a Priscila juntar suas paixões profissional e casual: fotografias que despertassem fome.

Nossa solução

Não temos uma idéia exata do que o logotipo representa: se uma azeitona, uma almôndega, um bolinho ou qualquer outro alimento. O importante, assim como ele poder abrigar qualquer fotografia, cada um pode pensar na primeira comida que tiver vontade. Foi desenhado sobre uma tipologia Bauhaus Heavy, espaçosa o suficiente para ser sempre vazada. O desenho do garfo precisou de diversas tentativas. As primeiras eram ou muito finas ou muito estranhas ou pareciam garfinhos de plástico de festa infantil.

O layout do site é limpo e aberto para dar destaque quase integral às fotografias, cujas bordas são cortadas de acordo com a figura do acento agudo no logotipo. Desde 800 pixels de largura até… o site adapta-se bem. E foi cuidadosamente pensado para os 1024 pixels de largura do iPad, para poder ser lido na cozinha, entre as tarefas de fogão e pia, durante o preparo de alguma de suas receitas. Apesar disso, ele é bem visualizado até na versão 6 do Internet Explorer, com limitações pontuais.

Já tínhamos muito do site pronto, quando desistimos do WordPress. Para garantir a correta exibição de dados tão variados como os de receitas, seu cadastro deveria ser organizado e bem dividido. Personalizamos o WordPress e usamos suas, na época, recém implementadas funções de CMS completo. Depois de prontas, alterações na entrada de dados foram necessárias e, após todo o tempo gasto nas personalizações anteriores, nos demos conta de que perderíamos o prazo de lançamento. Já estudávamos o ExpressionEngine há algum tempo, então resolvemos arriscar refazer nele toda a configuração de entrada de dados e converter os templates já prontos de WordPress. Os gastos do sistema foram muito inferiores ao custo do tempo investido em personalizar o WordPress, ainda que com o uso de plugins. Surpreendentemente, a completa ausência até de campos prontos no ExpressionEngine se mostrou uma vantagem. Configuramos toda a entrada de dados e escrevemos todos os templates de maneira rápida, segura e de acordo com as necessidades do projeto.